sexta-feira, agosto 18, 2006

Faleceu Dom Américo Henriques, 2º Bispo do Huambo

O Comunicado oficial da morte do Bispo Emérito do Huambo e 2º daquela Arquidiocese, então Nova Lisboa, foi recebido hoje pelo Secretariado da CEAST, proveniente do seu actual Arcebispo, Dom José de Queirós Alves.

Segue na íntegra.

Comunicado

"Faleceu o 2º Bispo do Huambo D. Américo Henriques. Notifica o Vigário Geral do Leiria que D. Américo Henriques, faleceu, Segunda-feira, dia 14, na Casa do Clero, em Fátima, onde residia. Tinha 82 anos.

Filho de Luís Henriques e de Ana de Jesus, Dom Américo Henriques nasceu em Alburitel, na altura da freguesia de Seiça, concelho de Vila Nova de Ourém, desta diocese de Leiria-Fátima, em 6 de Outubro de 1923.

Foi ordenado presbítero a 19 de Julho de 1947, em Roma, onde estudou na Universidade Gregoriana e no Instituto Bíblico Pontifício. De regresso à diocese de Leiria, foi professor e reitor no Seminário. Nomeado bispo para auxiliar de Lamego, recebeu a ordenação episcopal em Fátima, no dia 11 de Outubro de 1966. Foi sucessivamente bispo auxiliar, coadjutor e residencial de Lamego até 19 de Fevereiro de 1972, data em que foi nomeado bispo da na altura Nova Lisboa, hoje Huambo, em Angola. Permaneceu ao serviço daquela diocese até 13 de Abril de 1976, data em que passou a bispo emérito, regressando a Leiria, onde foi professor de Sagrada Escritura no Seminário Diocesano. Leccionou igualmente no Instituto Superior de Estudos Teológicos em Coimbra.

Os estudos bíblicos constituíram um interesse permanente na sua vida e ministério sacerdotal e episcopal. Colaborou na tradução da Bíblia para português, incluindo na mais recente editada pela Difusora Bíblica.

O funeral realizou-se na quarta-feira, dia 16 de Agosto, às 11 horas na Catedral de Leiria, seguindo o corpo para a sua terra natal, Alburitel.

A Arquidiocese do Huambo ora pelo seu 2º Bispo e convida todos os Cristãos a recomendarem ao Senhor aquele que foi o seu Pastor entre 1972- 1976".

Huambo, 17 de Agosto de 2006-08-18

+José de Queirós Alves

Arcebispo do Huambo