terça-feira, fevereiro 27, 2007

A Primeira Assembleia Ordinária da CEAST de 2007 começa amanhã (28.02.2007)

Os Bispos da CEAST já estão na capital de Angola, Luanda, onde se encontra a sede da Conferência Episcopal, prontos para começar amanhã, quarta-feira, com a Primeira Assembleia Ordinária referente ao ano de 2007.
Os temas centrais da reunião dos prelados serão: o Biénio sobre a Santificação do povo de Deus (2007-2008) e a Plenária da IMBISA (Conferência Regional dos Bispos da África Austral) marcada para Luanda na segunda quinzena de Julho próximo.

Outras questões pontuais que merecerão a reflexão dos Bispos de Angola são:
- O Sínodo dos Bispos para a África (cujo lineamento já se encontra em posse das Dioceses de Angola com o título: a Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz - vós sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo, Mt 5, 13, 14);
- Ecos da Plenária do SECAM (Conferências Episcopais de África e Madagáscar) sobre a Evangelização em África, plenária já realizada em meados de Janeiro passado, em Tanzania, de 15 a 21 de Janeiro;
- Opus Securitatis (pensão e segurança social do clero);
- Questões relacionadas com a política demográfica em África (numa fase em que Portugal, país amigo e irmão de Angola, votou a favor do aborto);
- Acordo global entre a Igreja e o Estado (Convénio);
- Congressos Diocesanos Pro Pace (na fase do registo eleitoral em Angola);
- Religião e Moral nas Escolas Católicas de Angola;
- Questão eleitoral e assuntos sobre eleições;
- Status quo da Universidade Católica;
entre outras.

Está marcada dentro do tempo da reunião dos Bispos a inauguração do novo Edifício da Universidade Católica no Palanca, em Luanda, neste momento do começo de mais um ano lectivo, e poderá presidir às cerimónias o Cardeal Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Dom Zenon Grocholewski, que virá da Santa Sé.

Editou o
P. Pedro Gabriel Tchombela
Director do Secretariado Nacional de Pastoral e
Secretário da CEAST

domingo, fevereiro 25, 2007

Dom Sumbelelo foi sagrado Bispo em Benguela (25.02.2007)

Dom Emílio Sumbelelo, nomeado Bispo Coadjutor de Uíje foi sagrado Bispo ontem na Capelinha dos Navegantes, na cidade Episcopal de Benguela, sua diocese natal e onde esteve incardinado como presbítero. O evento congregou cerca de vinte mil fiéis da diocese, com a presença significante de gente provinda de quase todas as dioceses de Angola. Os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e SãoTomé estiveram presentes. Presidiu à Eucaristia e foi Bispo Sagrante principal, Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, Bispo de Benguela, e consagrantes, o Sr. Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Dom Angelo Giovanni Becciu e Dom Francisco da Mata Mourisca, Bispo do Uíje. O novo Bispo escolheu como frase das suas armas, imitar a Cristo, amando, servindo. Foto e mais pormenores, veja o blog da diocese de Benguela www.benguela.blogspot.com.

Depois da festa de Benguela, os Bispos da CEAST começaram a concentrar-se na cidade de Luanda para a primeira Assembleia Ordinária de 2007 que inicia já no próximo dia 28 de Fevereiro.

Pe. Pedro Gabriel Tchombela
Secretário da CEAST

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Dom Emílio Sumbelelo regressou de Roma e é Sagrado aos 25.02.2007

Dom Emílio Sumbelelo regressou ontem de Roma. O Bispo eleito coadjutor do Uíje foi prestar juramento e honras à Santa Sé. Passou por Portugal e fez o seu retiro no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Escalou Luanda ontem e seguiu para a Diocese de Benguela (sua terra natal e Diocese em que como presbítero esteve incardinado) hoje para a preparação imediata da Sua Sagração Episcopal prevista para 25 de Fevereiro próximo. Os Bispos da CEAST começam a chegar em Luanda a partir de meados da próxima semana para participarem da Celebração da Eucaristia da Sagração de Dom Sumbelelo em Benguela, na Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes, prevista para às 9.30 horas.

Além de uma grande delegação que sairá de Luanda, está prevista outra de Sacerdotes, Religiosos, Religiosas e leigos que viaja em caravana rodoviária da Diocese do Uíje a Benguela, perfazendo difíceis quase 800 quilómetros para estar na celebração do seu Bispo coadjutor em Benguela.

Enquanto isto, amanhã, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, é Sagrado Bispo Dom Manuel Santos, pelo Cardeal Saraiva, da Causa dos Santos, o Bispo eleito de São Tomé. Dom Damião António Franklin, arcebispo de Luanda e Presidente da CEAST, já se encontra em Portugal desde ontem para estar na Celebração, em nome da CEAST, como um dos bispos Consagrantes.

Secretariado Nacionald e Pastoral
P. Pedro G. Tchombela
Director