domingo, julho 22, 2007

SAGRAÇÃO EPISCOPAL DE DOM ANTÓNIO FRANCISCO JACA

O Seminário Maior de Luanda, resgistou hoje uma afluência enorme de Fiéis e convidados para testemunharem a Consagração Episcopal de Dom António F. Jaca, primeiro Bispo da Diocese de Caxito. Da Congregação do Verbo de Deus, Dom António Francisco Jaca, SVD, nasceu em Quessua-Malanje, no dia 03 de Novembro de 1963. Professou como Missionário do Verbo Divino em Kinshasa ( Congo Democrático), em 1990. Foi ordenado Sacerdote em Malanje, no dia 29 de Setembro de 1990, por Dom Eugênio Salessu, Bispo Emérito de Malanje.
Desenvolveu os seguintes Serviços pastorais: de 1990-1994, Vigário Paroquial na Missão do N`Zeto- Mbanza Kongo; de 1994-1998, fez Licenciatura em Comunicação Social na Universidade de S. Paul no Québec, Canadá. Em 1999-2002 exerce as funções de Director Executivo da Rádio Ecclesia(Emissora Católica de Angola)e Vice-Superior Provincial dos Missionários do Verbo Divino.
De 2002-2007, Superior Provincial do Seu Instituto Religioso em Angola. No dia 06 de Julho de 2007 é nomeado Bispo por SS. o Papa Bento XVI, para Bispo de Caxito.
A nova Diocese de Caxito, confina a Norte com a Diocese de Mbaza Kongo e Úije, a Leste com a Diocese de N´dalatando e a Oeste com a Arquidiocese de Luanda. Formam parte da nova Diocese os seguintes Municípios: Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo, Pango Aluquem, Cacuaco e Kikolo.

8ª ASSEMBLEIA PLENÁRIA DA IMBISA

Deu-se ontem em Luanda, a abertura da 8ª Assembleia Plenária da Associação Inter-regional dos Bispos da África Austral (IMBISA). Cerimónia realizada no Centro de Convenções de Talatona, região sul de Luanda. Foi presidida por Sua Eminência Cardeal Dom Ivan Dias, Prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos.
Contou ainda com as Presenças do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento e o Cardeal da Africa do sul. Salienta-se, a presença de Sua Ex.Cia Presidente da Assembleia Nacional, Roberto de Almeida, em representação de Sua Ex.Cia Sr. Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
A Cerimónia Contou com cerca de 80 delegados

domingo, julho 15, 2007

Dom Francisco de Mata Mourisca Faz 40 Anos de Episcopado

A festa foi hoje no Úije. Presidiu à Eucaristia o Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos, que está de visita em Angola.

( mais notícias, depois de algumas horas)