Os delegados das Escolas Católicas de Angola realizaram um Seminário em Luanda nos dias 3 e 4 de Maio passados (2006). O Seminário foi presidido por Dom Luís Maria, Delegado da CEAST para a Educação Católica em Angola e monitorado pela Irmã Conceição Adelina, SJC, Secretária da Comissão Episcopal de Educação, coadjuvada ainda por Salesianos de Dom Bosco e pelo Irmão Silva, Pobre Servo da Divina Providência que exploraram os temas de "Escola inovadora" e "Evangelizar a Escola Católica". Partilharam-se também as diversas experiências diocesanas através dos relatórios dos delegados. A avaliação final foi positiva, visto que há um esforço conjunto para melhorar a vida educativa das escolas católicas. Colocaram-se em geral as dificuldades de falta de recursos financeiros para a manutenção das estruturas físicas existentes e para aumentá-las, visto que existe ainda muitas crianças e jovens fora do sistema de ensino (sem contudo se querer substituir ou suprir o dever do Estado); o salário baixo para os professores e outros trabalhadores das escolas católicas foram outras dificuldades apontadas.
Falou-se também da alfabetização. Os salesianos partilharam com a assembleia a sua experiência que já mereceu vários prémios nacionais por parte do Governo de Angola.
Este ano o Protocolo entre a CEAST e o Ministério da Educação vai ser renovado, visto que já passam cinco anos, tempo da sua validade.
Estiveram presentes as Dioceses de Luanda, Cabinda, Saurimo, Sumbe, Dundo, Lubango, Malanje, Benguela, Lwena, Mbanza-Kongo, Ndalatando e Huambo.
Edita: Pe. Pedro G. Tchombela
Secretário da CEAST pela Pastoral
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário