Depois de dezasseis meses desde a sua nomeação para a Diocese de Cabinda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias tomou posse hoje na Diocese de Cabinda na presença do Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Dom Ângelo Becciu, de catorze bispos da CEAST e dois do Kongo Brazzaville, de uma dezena dos sacerdotes da Diocese e cinco dezenas de sacerdotes vindos de diversas dioceses de Angola e Congos, das autoridades governamentais , tradicionais, dos fiéis leigos e dos pastores das diversas confissões religiosas irmãs sedeadas em Cabinda.
Dom Filomeno está já em Cabinda desde ontem e as cerimónias de tomada de posse iniciaram às 9.00 horas de hoje com a chegada a Cabinda de uma delegação de cerca de duas centenas de cristãos vindos de Luanda para presencear o acto. Seguiu-se a Celebração da Eucaristia presidida por Dom Filomeno que recebeu no começo da mesma o báculo do pastoreio das mãos de Dom Eugénio Dal Corso até então administrador Apostólico.
Na Sua homilia, Dom Filomeno confiou a sua missão à protecção de Maria e de seu Filho Jesus e esboçou o seu programa no empenho pela comunhão alicerçada no sacramento da Eucaristia. E ainda sublinhou no seu programa a luta pela verdade e desenvolvimento humano para que a beleza da vida cada vez mais transpareça (como rezam as suas armas: verdade e beleza)
Lembramos que Dom Filomeno não tomou posse nos prazos canónicos pela contestação de alguns sacerdotes autóctones que pretendiam um Bispo nativo.
Pe. Pedro Tchombela
Pastoral - CEAST
sábado, junho 10, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário