Em acontecimentos de vulto nas Igrejas particulares de Angola, depois do Congresso Missionário da Diocese de Benguela, de Agosto passado, é a vez da Diocese de Novo Redondo que realiza o Congresso Eucarístico a partir de hoje, 19 de Outubro até 22 de Outubro. O Congresso tem como lema “A Eucaristia dom de Deus à Igreja do Sumbe”. E falando de nome Sumbe que os naturais interpretam na língua nativa comprar, talvez área em que antigamente os habitantes do interior iam comprar sal e/ou outros bens de que careciam nos sertões, será a partir do fim do Congresso Eucarístico o nome oficial daquela Igreja particular em substituição do nome Novo Redondo herdado dos portugueses.
Dentre os vários convidados ao Congresso, estão e participam no Congresso o Sr. Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, os Arcebispos e Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, vários Sacerdotes, religiosos e religiosas e leigos vindos das dioceses de Angola e do exterior.
O Congresso vai reflectir sobre os temas:
“Eucaristia na história da Salvação”; “a literatura neo-testamentária e a instituição da Eucaristia”; “a Eucaristia na vida da Igreja”; “a Eucaristia nos documentos do Concílio Vaticano II”; “a Eucaristia no Magistério de João Paulo II”; “a Eucaristia dom de Deus à Igreja do Kwanza Sul”; entre painéis como o do Ordenamento pastoral do Ondjango na Educação para a Eucaristia.
Presidirá à Eucaristia o Arcebispo metropolitano de Luanda, Dom Damião António Franklin e à do Encerramento, o Núncio Apostólico, Dom Ângelo Becciu.
Após a realizaçãodo Congresso Eucarístico, os Bispos da CEAST iniciarão a sua Segunda Assembleia Ordinária no dia 23 de Outubro na sede da CEAST em Luanda.
Noticiou o Secretariado de Pastoral
P.Pedro G. Tchombela
a partir de Luanda
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário