Dom Almeida Kanda foi Ordenado Bispo hoje na Cidade do Uíje. Uma grande Delegação de Bispos, Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Religiosas e leigos saiu de Luanda uns em caravanas de carros e outros em aviões para Uíje a fim de participar na Celebração da Sagração do novo Bispo de Ndalatando nomeado por Bento XVI aos 23 de Julho passado.
A Eucaristia foi celebrada no Estádio do Futebol Club do Uíje. Iniciou pelas 11 horas e foi presidida por Dom Ângelo Becciu que, naturalmente, foi o Bispo Sagrante (principal) com os co-sagrantes, Dom Francisco da Mata Mourisca, Bispo do Uíje e Dom Filomeno Vieira Dias, Bispo de Cabinda. Com eles, concelebraram 12 Bispos, Dom Óscar Braga, Dom José Nambi, Dom Serafim Shingo ya Hombo, Dom Pedro Luís Scarpa, Dom Mário Lukunde, Dom Pedro Luís António, Dom Zacarias Kamwenho, Dom Eugénio Dal Corso, Dom Benedito Roberto, Dom Fernando Kevanu, Dom Luís Maria, Dom Anastácio Kahango e quase uma centena de sacerdotes de diversas dioceses.
Para as suas armas de fé, Dom Almeida Kanda escolheu um escudo com um ramo de café e enxada que assentam sobre um báculo. O fundo do escudo é azul.
Em dourado: “sirvamos o Senhor com rectidão e fidelidade”.
O ramo de café e a enxada sugerem a origem camponesa de Dom Almeida Kanda. Por outro lado, faz parte do simbolismo de Serviço.
O báculo é o múnus de pastor que cuida de todo o rebanho. E a divida a preto: “sirvamos o Senhor com rectidão e fidelidade”, em fundo dourado, foi inspirado em Jos. 24, 14ss.
Dom Kanda toma posse dia 20 de Novembro deste ano.
Pe. Pedro Gabriel Tchombela
ptchombela@hotmail.com
Director do Secretariado Nacional de Pastoral da CEAST
e Coordenador do Secretariado da CEAST
domingo, outubro 23, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário