Cerca de 65 sacerdotes diocesanos seculares escolhidos das 16 Dioceses de Angola iniciam hoje o Curso de Formação Permanente que conta com o apoio da Congregação para a Evangelização dos Povos e da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.
A Eucaristia de Abertura será presidida por Dom Ângelo Becciu, Núncio Apostólico, com início às 9 horas no Lar da CEAST.
A formação permanente do clero é recomendada pela Igreja e tem como razão teológica o reanimar do dom de Deus colocado no coração do presbítero (cfr 2 Tim 1, 6; PDV, 70) rumo à conversão e à vivência cada vez mais intensa da caridade pastoral, e ainda a busca do aggiornamento pastoral, espiritual e científico dos presbíteros para melhor servirem o povo de Deus a eles confiado. Aliás, os profissionais de qualquer ramo de ciência ou conhecimento precisam de relembrar de tempos a tempos o que um dia aprenderam e de buscar novos conhecimentos que a história vai conquistando. E a nova evangelização de que fala João Paulo II na Exortação Apostólica Pastores dabo vobis, nº 70 é tarefa inadiável da Igreja que será levada principalmente pelos seus pastores.
O curso se realiza no Lar da CEAST em Luanda e quase todos os sacerdotes a serem seminariados já se encontram na capital do País. Serão reflectidos os temas como a Pastoral Litúrgica nas vertentes da inculturação e da praxis das nossas igrejas particulares de Angola, claro, a partir das linhas mestras do Ordo Romano; os casos práticos e jurídicos do matrimónio; os ministérios ordenados; a espiritualidade diocesana e a Eucaristia; a Igreja, comunhão de Igrejas; o ministério de Cristo, fundamento do diálogo inter-religioso; a formação dos futuros sacerdotes; o papel do formador nos documentos da Igreja; serviços específicos na formação; pastoral vocacional, meditações e estratégias; o caminho formativo do seminarista, entre outros temas.
Orientam o Curso quatro sacerdotes: Padre Fernandes Domingues (Comboniano e Reitor do Pontifício Colégio Urbano de Roma), Pe. Giuseppe Magrin, responsável do sector de Formação do clero da Congregação para a Evangelização dos Povos (estes vindos a propósito da Santa Sé, Roma) e os angolanos Pe. José Maria Kavovo, da Arquidiocese do Huambo, formado em Pastoral Litúrgica e o Cónego Apolónio Graciano, da Arquidiocese de Luanda, formado em Direito Canónico.
O Curso termina no final do dia 21, dia em que os sacerdotes tratarão dos temas sobre União Apostólica do Clero.
Por parte da CEAST, acompanham o encontro de aggiornamento dos presbíteros alguns bispos da Conferência, a destacar Dom Luís Maria, Bispo de Malanje, e Presidente da Comissão Episcopal do Clero.
Pelo Secretariado da CEAST
P. Pedro Tchombela
segunda-feira, janeiro 08, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário