quinta-feira, março 22, 2007

A PROMAICA realiza a sua IIª Assembleia Nacional em Luanda

A PROMAICA (Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica) está reunida desde hoje em sua Segunda Assembleia Anual na Caritas Nacional, em Luanda.
Preside à Assembleia Sua Excelência Reverendíssima Dom José de Queirós Alves, Arcebispo do Huambo e Presidente Nacional da Caritas. Estão ainda Presentes na Assembleia Dom Zacarias Kamwenho, Arcebispo do Lubango, e Dom Anastácio Kahango, Bispo Auxiliar de Luanda.
Além da Direcção Nacional da PROMAICA, Presidida pela Senhora Rosália Nawakemba Saiakua, co-fundadora da PROMAICA ao lado do Bispo de Benguela, Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, em 1990, estão as delegadas (e convidados) das Dioceses de Benguela, Huambo, Lwena, Lubango, Malanje, Mbanza Kongo, Ondjiva, Kwito-Bié, Ndalatando, Uíje, Saurimo, Malanje, Luanda e as representantes da zonas de Norte, Sul, Centro e Leste de Angola e ainda uma Senhora convidada vinda de Portugal a propósito da Assembleia. Das Direcções Nacionais e Provinciais da Família e Promoção da Mulher, convidadas, estão presentes as representantes de Benguela e Huambo.

No primeiro dia, hoje, pela manhã, em sessão de abertura, a PROMAICA teve a Eucaristia, presidida pelo Bispo Presidente Nacional da Caritas, e os trabalhos de grupos sobre a “Análise da situação da Mulher nas Dioceses/Províncias: levantamento dos principais problemas, desafios e expectativas” e, pela tarde, o tema sobre o "HIV/SIDA, o que fazer para diminuir o risco e a vulnerabilidade das mulheres”.
Amanhã vão reflectir sobre a “Alfabetização” e o desenvolvimento comunitário, sobretudo no campo da agricultura. No Sábado as mulheres vão reflectir sobre “ a Mulher e o processo eleitoral”.

Salienta-se que, desde o seu nascimento em 1990, a PROMAICA permaneceu na Diocese de Benguela até 1996. E a partir desse ano começou a difundir-se por todas as Dioceses de Angola (menos Cabinda) e ainda pela Namíbia, República Democrática do Congo e Portugal.

A PROMAICA trabalha nos campos da formação, especialmente da Mulher, em todas as dimensões desde à alfebetização aos cursos profissionais, à liderança de grupos, etc. Em 16 anos de existência já alfabetizou cerca de 15.000 Mulheres, 9.000 Homens, e ministrou cursos diversos a cerca de 10.000 pessoas entre Homens e Mulheres. Além disso, trabalha em diversos projectos de melhoramento da situação social especialmente das Mulheres desde o ambiente rural ao citadino.
Realizou 7 Assembleias diocesanas e duas Nacionais, a contar com esta.

A Assembleia termina no Domingo com a Eucaristia às 11 horas na qual serão lidas as Conclusões finais.

Edição do
Secretariado da CEAST

Sem comentários: