terça-feira, janeiro 24, 2006

O Clero secular de Angola (em UAC) está reunido em Luanda (24.01.2006)

Começou ontem no Lar da CEAST em Luanda o Seminário Nacional do Clero Secular de Angola. Estão reunidos 26 sacerdotes, representando 14 Dioceses de Angola. Não se fazem representar as Dioceses de Dundo e Cabinda. O Seminário está a ser orientado pelo Secretariado Internacional da União Apostólica do Clero (UAC), através do Mons. Júlio Daniel Botía (colombiano e Presidente da UAC internacional) e o do Pe. Jacob Alberto Kapiñgala (angolano – da Diocese de Benguela - Director da UAC internacional), vindos de Roma.
O Encontro foi uma promoção da CEAST e está a ser presidido por Dom Óscar Braga, Bispo de Benguela e Presidente da Comissão Episcopal do Clero. Está também presente Dom Zacarias Kamwenho, Arcebispo do Lubango e Dom Francisco da Mata Mourisca, Bispo do Uíje.
Os objectivos que o seminário quer atingir são:
- Formar basicamente os Animadores para a Pastoral do Clero e Animadores para a União Apostólica do Clero;
- Renovar espiritualmente os participantes para melhorar o seu serviço no presbitério diocesano e noutros lugares;
- Elaborar, finalmente, um modelo operativo e os correspondentes projectos de serviço ao Clero das dioceses. Portanto, quer-se investir nas dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral dos sacerdotes do clero secular e animar a sua própria pastoral. Os representantes das Dioceses de volta hão‑de transmitir a experiência aos outros, seus colegas, das próprias Dioceses. O primeiro dia de ontem foi de mútuo conhecimento, da partilha de experiências das próprias Dioceses. Hoje, foram abordados, em sistema de conferência-seminário, os temas de “renovação humana e espiritual, intelectual e espiritual” e o da “necessidade da formação permanente”.O encontro termina no fim do dia 26, quinta-feira próxima.

Pe. Pedro Gabriel Tchombela
Director do Secretariado Nacional de Pastoral e
Coordenador do Secretariado da CEAST

Sem comentários: