sexta-feira, março 24, 2006

Padre Maurício Camuto é o novo Director Geral da Rádio Ecclesia (24.03.2006)

Reunidos esta tarde na primeira Sala Magna das Assembleias dos Bispos no Edifício da CEAST Dom Filomeno Vieira Dias (Presidente da Comissão Episcopal dos Meios de Comunicação Social da CEAST), Dom Benedito Roberto (Vice-Presidente da mesma Comissão), o Secretariado da CEAST e cerca de 4 dezenas dos trabalhadores da Emissora Católica de Angola (Rádio Ecclesia), efectuou-se a tomada de Posse do novo Corpo Directivo da Rádio Ecclesia.
Depois das palavras de acolhimento feitas por Dom Filomeno, o Secretário da CEAST pela Pastoral fez a leitura das duas provisões, seguidas cada uma delas da respectiva biografia dos dois novos dirigentes da Ecclesia.
Seguem na íntegra:

CONFERÊNCIA EPISCOPAL DE ANGOLA E SÃO TOMÉ
CEAST


Provisão nº 5/CECS

Nomeação do Director Geral da Rádio Ecclesia
Emissora Católica de Angola

Sendo necessário proceder à nomeação de um novo Director Geral e ouvido o parecer dos Bispos reunidos em Assembleia Plenária, de 15 a 22 de Março de 2006,

Cumpridos dois mandatos do Reverendo Pe. Frei José Paulo Sebastião no cargo de Director Executivo, por força da provisão nº 2/2003, para o qual tinha sido nomeado

Hei por bem nomear, como de facto nomeio, por três anos

Director Geral da Rádio Ecclesia:
O Reverendo Pe. Maurício Agostinho Camuto, CSSp

Esta provisão entra em vigor desde a data da sua leitura oficial.

Luanda, 22 de Março de 2006

+Filomeno do Nascimento Vieira Dias
Presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais




Curriculum Vitae

Maurício Agostinho Camuto, sacerdote religioso da Congregação do EspíritoSanto, nasceu em Golungo Alto, Província do Kwanza‑Norte, aos 26 de Dezembro de 1963

Fez os estudos primários no Golungo Alto; ensino secundário em Ndalatando, Luanda e Huambo.

1982 – 1986: Estudos de Filosofia no Seminário Maior de Cristo Rei, Província do Huambo.

1986 – 1987: Noviciado na Congregação do Espírito Santo, Província da Huila.

1988 – 1991: Estudos de Teologia no Seminário Maior Internacional Emile Byahenda, em Brazzaville, República do Congo.

1991 (Fevereiro): Ordenação Diaconal em Brazzaville, República do Congo

1991 (Julho): Ordenação Sacerdotal em Ndalatando, Kwanza-Norte.

1992 – 1995: Pároco de São Tiago-Maior de Lândana, Cabinda, e Membro do Conselho Provincial da Congregação do Espírito Santo.

1995 – 1998: Reitor do Seminário Médio da Congregação do Espírito Santo em Malanje e Membro do Conselho Provincial

1998 – 2000: Director do Seminário de Teologia da Congregação do Espírito Santo no Huambo e posteriormente em Benguela.

2000 – 2003: Estudos de Especialização em Pedagogia e Comunicação Social na Universidade Salesiana em Roma

2003 (Dezembro): Coordenador da Comissão Episcopal dos Meios de Comunicação Social – CEAST.

Línguas faladas fluentemente: Portugês, Francês e Italiano.
(Inglês, razoável)




CONFERÊNCIA EPISCOPAL DE ANGOLA E SÃO TOMÉ
CEAST

Provisão nº 6/CECS

Nomeação do Director Executivo da Rádio Ecclesia
Emissora Católica de Angola

Sendo necessário proceder à nomeação de um novo Director Executivo e ouvido o parecer dos Bispos reunidos em Assembleia Plenária, de 15 a 22 de Março de 2006,

Informados das qualidades que recaiem no Senhor Engº Joaquim Gonçalves da Silva Gustavo e aceite a sua indicação para o preenchimento deste cargo

Hei por bem nomear, como de facto nomeio, por três anos

Director Executivo da Rádio Ecclesia:
O Senhor Engº Joaquim Gonçalves da Silva Gustavo

Esta provisão entra em vigor desde a data da sua leitura oficial.

Luanda, 22 de Março de 2006

+Filomeno do Nascimento Vieira Dias
Presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais



Curriculum Vitae

Gustavo Silva, de nome próprio Joaquim Gonçalves da Silva Gustavo é Engenheiro Agrónomo e Jornalista. Casado, nasceu aos 12 de Dezembro de 1964 em Benguela.

Estudou no Seminário Menor Diocesano do Huambo e no Instituto Médio Agrário do Huambo.

Licenciou-se em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Agostinho Neto em 1991.

Foi docente de Culturas Arvenses, Culturas Industriais e Sociologia e Desenvolvimento Rural no Instituto Médio Agrário do Huambo.

Jornalista desde 1984, começou como colaborador na Emissora Provincial da Rádio Nacional de Angola no Huambo e em 1987 na delegação da Televisão Pública de Angola também no Huambo. Na TPA foi editor-chefe dos Magazines Ecos e Factos Edição da Manhã e da Noite, tendo sido editor-chefe do Telejornal.
Foi co-fundador da actual Rádio Ecclesia em 1997.

Foi actor em seriados de Televisão entre os quais a novela “Um homem nunca chora”.

Fez entre outros os cursos de de Protecção de Plantas – Faculdade de Agronomia de Wagneignen – Holanda, 1991; “Gestão de Equipamento Agrícola” - Universidade de Évora, 1995; “Jornalismo em Radiodifusão” – IMBISA, Harare, Zimbabwe, 1999; “Formação de Jornalistas dos PALOP – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica de Lisboa, Portugal, 2002.

Foi membro da IAAS, Internacional Associaation of Agricultural Students e presidente da Associação dos Estudantes do Ensino Superior na Faculdade de Ciências Agrárias na Província do Huambo. Foi ainda presidente do Conselho Fiscal do Sindicato dos Jornalistas Angolanos.

No fim da leitura das provisões e da Biografia do novo corpo Directivo, Dom Filomeno dirigindo-se aos recém-nomeados e à assembleia dos trabalhadores agradeceu o trabalho da Emissora que por 6 últimos anos foi dirigido pelo Frei Zé Paulo que muito fez para o engrandecimento e nome do grande centro de informação e de evangelização católica. Teceu seu discurso ainda na necessidade de se incrementar a evolução da saúde financeira na Ecclesia já que sem dinheiro não se pode trabalhar. E falou da necessidade de se lutar pelo cada vez mais urgente profissionalismo dos membros directos da Rádio bem como da luta por novas e extensas estruturas para a Rádio Ecclesia.

O novo Director Geral da Rádio, Pe. Camuto, pediu colaboração e familiaridade na luta comum pela dignidade do bem comum – Rádio Ecclesia;

Gustavo Silva, Director Executivo, agradeceu a Dom Filomeno a Confiança que a CEAST e o Núncio Apostólico depositaram nele e prometeu tudo vir a fazer para o crescimento da Rádio que já serviu na sua re-abertura em 1997.

O Director Executivo Cessante, Frei Zé Paulo agradeceu também a todos, dos Bispos aos trabalhadores, aos ouvintes pela colaboração com a Ecclesia e sua Direcção de modo especial no tempo dos seus dois mandatos. Disse ainda que apesar de tudo, no seu mandato nem tudo foram espinhos. Houve de verdade momentos de muitas rosas e devemos dar graças a Deus. Mostrou-se disposto a continuar a ajudar a Rádio sobretudo na linha de formação, aperfeiçoamento e capacitação dos jornalistas dentro e fora do país.

Editou:

Pe. Pedro Tchombela
Director Secret. Pastoral, CEAST

Sem comentários: