quinta-feira, outubro 19, 2006

Congresso Eucarístico Diocesano do Sumbe começou hoje, 19.10.2006

Em acontecimentos de vulto nas Igrejas particulares de Angola, depois do Congresso Missionário da Diocese de Benguela, de Agosto passado, é a vez da Diocese de Novo Redondo que realiza o Congresso Eucarístico a partir de hoje, 19 de Outubro até 22 de Outubro. O Congresso tem como lemaA Eucaristia dom de Deus à Igreja do Sumbe”. E falando de nome Sumbe que os naturais interpretam na língua nativa comprar, talvez área em que antigamente os habitantes do interior iam comprar sal e/ou outros bens de que careciam nos sertões, será a partir do fim do Congresso Eucarístico o nome oficial daquela Igreja particular em substituição do nome Novo Redondo herdado dos portugueses.

Dentre os vários convidados ao Congresso, estão e participam no Congresso o Sr. Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, os Arcebispos e Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, vários Sacerdotes, religiosos e religiosas e leigos vindos das dioceses de Angola e do exterior.
O Congresso vai reflectir sobre os temas:

Eucaristia na história da Salvação”; “a literatura neo-testamentária e a instituição da Eucaristia”; “a Eucaristia na vida da Igreja”; “a Eucaristia nos documentos do Concílio Vaticano II”; “a Eucaristia no Magistério de João Paulo II”; “a Eucaristia dom de Deus à Igreja do Kwanza Sul”; entre painéis como o do Ordenamento pastoral do Ondjango na Educação para a Eucaristia.

Presidirá à Eucaristia o Arcebispo metropolitano de Luanda, Dom Damião António Franklin e à do Encerramento, o Núncio Apostólico, Dom Ângelo Becciu.

Após a realizaçãodo Congresso Eucarístico, os Bispos da CEAST iniciarão a sua Segunda Assembleia Ordinária no dia 23 de Outubro na sede da CEAST em Luanda.

Noticiou o Secretariado de Pastoral
P.Pedro G. Tchombela
a partir de Luanda

Sem comentários: