sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Dom Emílio Sumbelelo regressou de Roma e é Sagrado aos 25.02.2007

Dom Emílio Sumbelelo regressou ontem de Roma. O Bispo eleito coadjutor do Uíje foi prestar juramento e honras à Santa Sé. Passou por Portugal e fez o seu retiro no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Escalou Luanda ontem e seguiu para a Diocese de Benguela (sua terra natal e Diocese em que como presbítero esteve incardinado) hoje para a preparação imediata da Sua Sagração Episcopal prevista para 25 de Fevereiro próximo. Os Bispos da CEAST começam a chegar em Luanda a partir de meados da próxima semana para participarem da Celebração da Eucaristia da Sagração de Dom Sumbelelo em Benguela, na Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes, prevista para às 9.30 horas.

Além de uma grande delegação que sairá de Luanda, está prevista outra de Sacerdotes, Religiosos, Religiosas e leigos que viaja em caravana rodoviária da Diocese do Uíje a Benguela, perfazendo difíceis quase 800 quilómetros para estar na celebração do seu Bispo coadjutor em Benguela.

Enquanto isto, amanhã, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, é Sagrado Bispo Dom Manuel Santos, pelo Cardeal Saraiva, da Causa dos Santos, o Bispo eleito de São Tomé. Dom Damião António Franklin, arcebispo de Luanda e Presidente da CEAST, já se encontra em Portugal desde ontem para estar na Celebração, em nome da CEAST, como um dos bispos Consagrantes.

Secretariado Nacionald e Pastoral
P. Pedro G. Tchombela
Director

Sem comentários: