sexta-feira, dezembro 09, 2005

A esperança paira sobre a Igreja de Cabinda.Sacerdotes de Cabinda retomam as Eucaristias (08.12.2005)

O Administrador Apostóico de Cabinda, Dom Eugénio Dal Corso, chegou a Luanda ontem vindo de Cabinda onde esteve mais de uma semana em diálogo com o clero local sobre a crise instalada naquela diocese pela rejeição de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, nomeado Bispo titular de Cabinda aos 11 de Fevereiro deste ano.
Já dissemos noutra altura que o clímax da crise se verificou nos meses de Julho e Agosto quando dia 18 de Julho o Bispo administrador Apostólico foi agredido na Sacristia da Paróquia da Imaculada Conceição que em resposta três dias depois ordena o encerramento da Paróquia e a suspensão canónica do seu Pároco, Pe. Jorge Casimiro Congo. E não tendo havido melhorias da situação, dia 10 de Agosto o clero apela a Roma e escreve uma Carta ao Cardeal Crescêncio Sepe onde tacitamente exara a decisão unânime da suspensão das Eucaristias e o encerramento de todas as paróquias. Correu um tempo de busca de diálogo entre a CEAST em comunhão com a Nunciatura e o clero de Cabinda. E graças a Deus parece as coisas começarem a mudar (queira Deus!).
Dia 6 deste mês de Dezembro, o Administrador Apostólico e o clero fizeram sair um comunicado que na intregra transcrevemos abaixo. E ontem, dia 8 o Administrador Apostólico reabriu a Paróquia da Imaculada Conceição e nela celebrou a Eucaristia com o Povo.
A aceitação do novo Bispo ainda é uma incógnita e requererá outros encontros do Administrador Apostólico com o clero do enclave.

Agora o Comunicado:
"COMUNICADO


A todos aqueles que esta nossa comunicação encontrar, GRAÇA e PAZ.

Os acontecimentos eclesiais vividos nos últimos meses em Cabinda provocaram a suspensão das celebrações eucarísticas e a aplicação de algumas penas canónicas. Depois de vários encontros com o Clero e alguns membros do Povo de Deus da Igreja de Cabinda que nos levaram à reflexões sobre qual seria a possibilidade de solução para a crise que se instalou na Diocese de Cabinda há mais de nove meses.

Tendo em consideração a gravidade e a delicadeza do problema que se vive e sendo conveniente uma tomada de posição oficial sobre o caso, que dissipe todo o mal entendido, depois de um encontro de Sua Excelência Reverendíssima Dom Eugênio Dal Corso, Bispo de Saurimo e Administrador de Cabinda com o Clero diocesano de Cabinda, ficou decidido:

A reabertura de todas as igrejas paroquiais, incluindo aquela da Imaculada Conceição, a partir do dia 8 de Dezembro do corrente ano, com uma celebração eucarística.

O levantamento da suspensão e da proibição aplicadas aos Reverendos Padres Jorge Casimiro Congo e João de Brito Monteiro Mayamba, respectivamente.

O Administrador Apostólico manifestou a sua participação na dor que os familiares dos presos sofrem por causa da agressão sofrida por este e procurará fazer o que for do seu alcance para a resolução do problema.

O Bispo Administrador e o Clero pedem orações para esta celebração e para o tempo de Advento que a Igreja está a viver.

A continuação do diálogo com a Igreja Particular de Cabinda até a solução definitiva sobre o problema do novo Bispo para Cabinda.



Cabinda e Casa Episcopal, 6 de Dezembro de 2005.


O Administrador Apostólico de Cabinda e o Clero Diocesano.- "


Continuemos a rezar pela Igreja-Irmã de Cabinda
O Secretariado da CEAST
Pe. Pedro Gabriel Tchombela


Sem comentários: