terça-feira, novembro 22, 2005

Comunicado da CEAST no termo da II Assembleia Plenária

Texto integral do comunicado da Assembleia Plenária da CEAST – publicado no Jornal Apostolado aos 18.11.2005 no termo da II Assembleia Plenária da CEAST

O período inicial da primeira sessão foi preenchido com o discurso de abertura do Vice-Presidente da CEAST, D. Gabriel Mbilingi, Bispo de Lwena, que presidiu à Assembleia, na ausência do presidente, por motivo de doença. No seu discurso, D. Gabriel Mbilingi saudou os dois novos membros da Conferência: D. Mário Lukunde, Bispo de Menongue e Dom Almeida Kanda, Bispo de Ndalatando.
Os bispos foram informados, sumariamente, sobre a XI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que decorreu em Roma no mês de Outubro dedicado à Eucaristia, Pão Vivo para a paz do mundo, por D. Gabriel Mbilingi, Bispo do Lwena e delegado da CEAST no Sínodo. A temática consigna proposições que serão públicas oportunamente.
D. Benedito Roberto, Bispo de Sumbe e delegado da CEAST para a IMBISA, apresentou o relatório do 42º Conselho Permanente daquele órgão e informou que foi recebida com satisfação a decisão da CEAST acolher a plenária da IMBISA no ano 2007.
Com a finalidade de informar o Episcopado sobre o funcionamento dos serviços e movimentos que dirigem, estiveram presentes, os senhores padres, Argemiro Geraldo, cssp., Procurador da CEAST e Jardim, sj., Director Nacional do Apostolado da Oração.
A Assembleia recebeu ainda a nova Junta Directiva da USMIRFA do CSMIRMA, num encontro de comunhão e renovado compromisso na missão.
A Assembleia saudou em comunicado de imprensa o 30º Aniversário da Independência Nacional.
A Assembleia designou D. Zacarias Kamwenho para representar a CEAST no Acto Central das Comemorações do 30º Aniversário da Independência, dia 11, na Cidadela Desportiva, em Luanda.
A Conferência deslocou-se em peregrinação a Mbanza Kongo, para ali, sede da primeira diocese de Angola, celebrar os trinta anos de Independência Nacional.
A Assembleia aprovou a Mensagem Pastoral sobre as eleições: "O desafio das próximas eleições em Angola".
A Assembleia aprovou o guião do Plano Pastoral Nacional para o triénio 2006-2009. O qual fica assim escalonado:

2006: Duc in altum in docendo;
2007: Duc in Altum in santificado;
2008: Duc in Altum in regendo.

A Assembleia aprovou, na generalidade, o regulamento da Comissão Episcopal para o Ecumenismo, o decreto que cria o Instituto Superior João Paulo II, com as licenciaturas em Serviço Social e Ensino de Educação Moral e Cívica.
A Assembleia aprovou a constituição do Gabinete de Imprensa criado na Assembleia Extraordinária de 10 de Outubro passado e nomeou como seu director o Rev. Padre Dr. José Manuel Imbamba. Integram ainda este Gabinete os Revs. Padres António Jaca, svd e Maurício Kamutu, cssp.
A Assembleia aprovou os princípios gerais para a participação do clero no ensino de modo a salvaguardar o serviço pastoral nas paróquias e a comunhão no presbitério. Foi igualmente estudada a questão urgente da segurança social do clero.
A Assembleia lançou um olhar sobre a vida económica do país. Nota com satisfação os sinais de estabilidade económica e de relançamento da economia. Apela, porém a maior atenção aos aspectos éticos do desenvolvimento, devendo-se cuidar a justiça económica, prevenindo-se assim assimetrias no nível de vida dos cidadãos e nas oportunidades de negócios.
A Assembleia considera oportunas emendas ao projecto de lei de Imprensa de modo a ajustá-la à sociedade democrática que estamos a edificar.
A Assembleia encarregou uma Comissão, coordenada por D. Gabriel Mbilingi, de aprofundar a questão da pastoral (capelania) nas forças de ordem e Segurança. A questão deverá ser tratada junto dos órgãos competentes do Estado.
A Assembleia recebeu a visita do Sr. Vice-Ministro da Educação, Prof. Dr. Mpinda Simão, com quem abordou em ambiente cordial o funcionamento do protocolo CEAST-ME, a necessidade de mais escolas do ensino médio; a reforma educativa; a educação sexual nas escolas e o HIV- SIDA e a formação de professores e a colocação dos professores das escolas católicas.
A Assembleia analisou e aprovou o Relatório de Contas referente ao exercício de 2004 e o Orçamento do Secretariado Geral da CEAST para 2006, tendo ainda se dedicado ao estudo de formas de auto- sustentabilidade com o apoio de técnicos do ramo.

Luanda, 16 de Novembro de 2005.

Sem comentários: