domingo, abril 30, 2006

Terminou hoje a Assembleia da Família e dos Leigos (30.04.2006)

CONCLUSÕES
DA ASSEMBLEIA ANUAL ORDINÁRIA DAS COMISSÕES EPISCOPAIS DO APOSTOLADO DOS LEIGOS E DA PASTORAL FAMILIAR


Reunida de 28 a 30 de Abril de 2006 a 5ª Assembleia Ordinária das Comissões Episcopais do Apostolado dos Leigos e da Pastoral Familiar presididas por Sua Excelência Reverendíssima D. Gabriel Mbilingi, Bispo do Luena, Vice-Presidente da CEAST e Presidente das duas Comissões, teve como participantes leigos católicos das distintas dioceses do nosso País e demais leigos comprometidos como deputados, governantes, magistrados, políticos, economistas, médicos, enfermeiros e professores, sacerdotes e religiosos(as), assistentes espirituais das referidas comissões diocesanas. A referida Assembleia debateu os seguintes temas: A Família e a Acção Política dos Cristãos Católicos no Actual Contexto de Angola; Doenças Sexualmente Transmissíveis – Perspectiva religiosa; A Transmissão da Fé na Família e a Formação aos Sacramentos.
Os participantes a esta Assembleia chegaram às seguintes conclusões:


1. Doenças Sexualmente Transmissíveis – Perspectiva religiosa

O Concílio Vaticano II salienta entre vários assuntos fundamentais dentro do lar o amor conjugal e a paternidade responsável para uma sadia convivência física e espiritual humana. Assim:

a) As famílias devem reorientar a sua vida no amor e na caridade evitando os actos atentatórios como a infidelidade, a poligamia, o adultério, a promiscuidade, etc., que constituem dentre outras a causa maior de doenças sexualmente transmissíveis.

b) Sendo o matrimónio um sacramento abençoado por Deus, os pais casados devem preservar uma fecundidade baseada no amor e como sinal de compromisso devem estar unidos até à morte.

c) A Assembleia regozijou-se com a mudança de propaganda adoptada pela Rádio e TV sobre os meios para se evitar o contágio do HIV-SIDA


2. A Família e a Acção Política dos Cristãos Católicos no Actual Contexto de Angola

A política visa a procura do bem comum de uma determinada sociedade. Sendo a família o núcleo essencial da sociedade, não há acção política sem esta componente. Assim:

a) Os fiéis leigos devem encarar a acção política como uma vocação ao serviço dos outros mas sempre inspirados nos ensinamentos do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.

b) O compromisso político do cristão não alude apenas a uma actividade política explícita, como a militância num partido político ou o desempenho de um cargo do Estado, mas também ao exercício da cidadania, libertando-se do exclusivismo e do fanatismo.

c) O fiel leigo comprometido com a política deve, na sua acção, transformar a política num fórum credível, com vista à integração da comunidade em que está inserido.


3. A Transmissão da Fé na Família e a Formação aos Sacramentos

A família cristã tem a grande responsabilidade de viver e transmitir a fé como consequência do profundo amor existente entre os cônjuges, imagem do amor de Cristo com a sua Igreja. Assim:

a) A essência do matrimónio é a mútua e perpétua comunhão entre os cônjuges em todos os momentos da vida, na alegria e na tristeza onde o perdão e o diálogo devem ser uma prática permanente.

b) Sendo o matrimónio sinal, expressão, manifestação ou sacramento do amor de Deus revelado em Cristo, um amor fiel, perene, para sempre é inquestionável a sua indissolubilidade.

c) A união do casal na sua vida familiar deve manifestar-se numa vontade comum de apostolado através da oração, da prática e frequência aos sacramentos, no trabalho social e nas actividades de promoção humana.

d) “A família é a grande escola fundada por Deus para a educação do género humano” (Gotthold Ephraim Lessing), daí a necessidade das nossas famílias imitarem a concórdia, a capacidade de doação e o amor da Sagrada Família de Nazaré.

e) É recomendada a necessidade de uma educação e formação integral dos filhos para que estes sejam no amanhã o modelo e continuidade dos pais.


* Na sequência do tema foi vista, uma vez mais, a necessidade de se definir os mecanismos referentes a assistência social ao clero e consagrados.



Luanda, aos 30 de Abril de 2006


Os Participantes

1 comentário:

mandyharolds7101596079 disse...

While you read this, YOU start to BECOME aware of your surroundings, CERTIAN things that you were not aware of such as the temperature of the room, and sounds may make YOU realize you WANT a real college degree.

Call this number now, (413) 208-3069

Get an unexplained feeling of joy, Make it last longer by getting your COLLEGE DEGREE. Just as sure as the sun is coming up tomorrow, these College Degree's come complete with transcripts, and are VERIFIABLE.

You know THAT Corporate America takes advantage of loopholes in the system. ITS now YOUR turn to take advantage of this specific opportunity, Take a second, Get a BETTER FEELING of joy and a better future BY CALLING this number 24 hours a day.
(413) 208-3069