terça-feira, janeiro 23, 2007

A Comissão Episcopal da Evangelização e Catequese reuniu hoje os seus membros (23.01.2007)

A Comissão Episcopal da Evangelização e Catequese reuniu hoje (23.01.2007), no Lar da CEAST, os seus membros, reunião presidida por Dom José Nambi, Bispo do Kwito-Bié e seu Presidente e Delegado da CEAST na Comissão.

Estiveram na agenda de trabalhos, o conhecimento mútuo dos membros (que são os titulares presidentes ou representantes das respectivas comissões nas dioceses); a constituição do Secretariado da Comissão e estudo, diga-se, procura da sua sede para os trabalhos; a concretização e arranque dos trabalhos da elaboração do Catecismo Nacional e as datas das subsequentes reuniões da Comissão para 2007.

Fez-se o levantamento do pessoal formado em catequese, a nível nacional, entre presbíteros e religiosas. Encontraram-se dois em Benguela, um sacerdote e uma religiosa; um sacerdote no Lwena; um no Huambo, este a terminar os estudos na Espanha; e uma religiosa em Menongue. Por conveniência metodológica, achou-se viável formar-se o secretariado da Comissão na reunião nacional de 17 de Abril próximo.

Tomou-se o esquema elaborado na reunião de 9 de Março de 1999 para a elaboração do Catecismo Nacional que no primeiro capítulo trata da pessoa humana, no segundo de Deus que se revela na história, no terceiro de Jesus Cristo a nova e eterna aliança, no quarto, na crença no Espírito Santo, no quinto na crença na Igreja - família de Deus; no sexto, na celebração do mistério cristão; no sétimo, na vivência da fé e no oitavo capítulo e final, da oração cristã. Os especialistas comprometeram-se a ver os conteúdos dos capítulos para apresentá-los proximamente.

Marcaram-se as duas reuniões do ano de 2007 para 17 de Abril e 13 e 14 de Outubro, respectivamente, para se concretizar o engendrado sonho do Catecismo Nacional bem como a coesão da comissão e funcionalidade do seu Secretariado por formar.

É mister salientar que Dom José Nambi foi eleito para a Comissão Episcopal da Evangelização e Catequese em Outubro de 2006, substituindo Dom Serafim Shingo ya Hombo, Bispo de Mbanza Kongo.

Estiveram presentes 10 dioceses: Dom José Nambi e Pe. Estêvão Kambinda (do Kwito-Bié), Pe. Conceição João Dias (de Malanje), Pe. Abel Cauoiongo (de Saurimo), Pe. Simões Alberto Carlos (do Sumbe), Pe. Feliciano Palanga (de Benguela), Pe. Domingos Paulo Kusumwa (do Lwena), Pe. Eliseu João Cardoso (de Ndalatando), Pe. José Luemba Chiânica e Pe. Gabriel Nzau (de Cabinda), Pe. Miguel Sakalalo (de Menongue), Pe. Muanamosi Matumona (do Uíje) e Pe. Pedro Gabriel Tchombela (do Secretariado Nacional de Pastoral da CEAST).

O Secretariado de Pastoral da CEAST
P. Pedro Tchombela

Sem comentários: