domingo, janeiro 21, 2007

Terminou a formação permanente do Clero Nacional e a União Apostólica do Clero diocesano de Angola tem nova direcção para o triénio 2007 - 2010

Os presbíteros que durante duas semanas estiveram a fazer o curso permanente no Lar da CEAST tiveram na tarde de hoje, Domingo, 21.01.2007, a avaliação do Curso cujos rasgos de observações estão na nota de agradecimento abaixo. A seguir tiveram a Eucaristia de encerramento presidida por Dom Luís Maria, Bispo de Malanje e Presidente da Comissão Episcopal do Clero, e ainda, o jantar de confraternização.

A parte da manhã foi dedicada à partilha sobre a União Apostólica do Clero Diocesano de Angola (UAC). O assunto sobre UAC terminou com as eleições para a Direcção desta Associação de ministros ordenados diocesanos. Foram eleitos:

Pe. Feliciano Palanga (da Diocese de Benguela) para Presidente da UAC Nacional de Angola;
Um Pe. de Luanda a ser indicado pelo prelado da referida arquidiocese para o cargo de Secretário da Associação;
Pe. Gabriel Nzau (da Diocese de Cabinda), Secretário Adjunto;
Pe. Muanamosi Matumona (do Uíje), Tesoureiro;
A eleição dos três Conselheiros seguiu o critério das três províncias Eclesiásticas de Angola:
Pe. Emílio Kavavo Dala (do Lwena), Província Eclesiástica do Huambo
Pe. José L. Chiânica (de Cabinda), Província Eclesiástica de Luanda
Pe. Elias de Jesus Paixão Rui Dala (de Menongue), Província Eclesiástica do Lubango.

Os eleitos tomarão posse e iniciarão a trabalhar somente depois da confirmação dos Bispos a quo e dos decretos do Presidente da União Apostólica do Clero Internacional e do Presidente da Comissão Episcopal do Clero de Angola, formalizações que se prevêem para os próximos meses.

A formação do clero terminou ainda com a informação, por parte do Bispo delegado da CEAST na Comissão, de que no próximo ano haveria formação permanente para os formadores do clero, os sacerdotes que trabalham nos seminários e mais um sacerdote decano do clero de cada Diocese. A razão da escolha prende-se com a necessidade urgente de se elaborar um projecto formativo comum em vista a um perfil do presbítero de hoje e de amanhã. E os campos da formação humana, intelectual, espiritual e pastoral deverão ser a ossatura das matérias dos expositores. A formação começará na semana que inicia com o Domingo da Festa da Epifania do Senhor em 2008.

O Secretariado de Pastoral
Pe. Pedro Gabriel Tchombela
Director


Segue a mensagem de Agradecimento dos sacerdotes no fim das duas semanas da formação permanente:

Mensagem de Agradecimento

A Igreja , Mãe e Mestra , atenta aos sinais dos tempos, procura reavivar a vida e a actividade pastoral dos seus ministros ordenados, oferecendo-lhes periodicamente uma formação sistemática e actualizada em diversas temáticas.
É neste contexto onde se enquadra a formação permanente do clero de Angola que se realizou no lar da CEAST de 8 a 21 de Janeiro de 2007. Desde a Missa de abertura ficou vincado o princípio inspirador deste curso: Necessidade de formação para melhor servir, como bem o disse o Nuncio Apostólico, Dom Angelo Becciu, na homilia da Eucaristia de abertura: ”A necessidade de formaçao permanente e de actualização periódica corresponde obviamente às exigências irrevogáveis da nossa missão sacerdotal sobretudo nos tempos actuais onde os desafios culturais da sociedade hodierna põem a dura prova a nossa preparação cultural , teológica e espiritual”.
Tendo refletido sobre liturgia, casos práticos do matrimónio, aspectos do formador, linhas fundamentais do ministério ordenado e da espiritualidade diocesana, os 43 padres vindos de quase todas as dioceses, depois de terem agradecido esta iniciativa da Congregação para a Evangelizaçao dos Povos e da Comissão Episcopal do Clero, sugerem :
- Que Esta formação seja anual.
- Que anualmente de preferência no mês de Janeiro por um período de 15 dias.
- Que sejam realizados os encontros em locais alternados.
- Que os participantes sejam ministros ordenados de diversas idades.
- Que os expositores sejam gente com experiência incluindo nacionais e estrangeiros.
- Os participantes lamentam as ausências das Dioceses de Luanda e do Cunene.
Por fim, reiteram os seus agradecimentos à Propaganda Fidei, à Comissao Episcopal do Clero na pessoa do seu Presidente, Dom Luís Maria de Onraita, e dos seus mais directos e incansáveis colaboradores entre os quais Padres Pedro Gabriel Tchombela e Rafael do Rosario Jerónimo Kachiombo; aos dois expositores vindos de Roma, Pe. Giuseppe Magrin e o Pe. Fernando Domingues; aos dois nacionais Pe. José Maria Kavovo, da Arquidiocese do Huambo e ao Cônego Apolónio Alberto Graciano, da Arquidiocese de Luanda.
Agradecem de igual modo a presença amiga de Dom Anastácio Cahango, Bispo Auxiliar de Luanda, no almoço do dia 20; agradecem a dedicação e o carinho da equipa acolhedora do Lar da CEAST, desde às Irmãs ao pessoal da logística e cozinha, e finalmente não se esquecem do grupo de apoio ao Santuário de S. José do Calumbo.

Luanda, aos 21 de Janeiro de 2007

Os Participantes

Sem comentários: