sábado, julho 08, 2006

Familias de Angola em Valencia rezam com Bento XVI 08 e 09/07/2006

Com a Oracao do Santo Rosario pela noite, ao longo da Praia do Mar Mediterraneo que banha a cidade de Valencia, terminou ontem, 7 de Julho, o Congresso teologico-pastoral das familias em Valencia, Espanha.
Alem dos temas sobre bioetica, Economia domestica, Familia e Ecumenismo, Familia no Catecismo da Igreja Catolica, Evangelizacao desde a familia, dos ultimos dois dias, dissertados por peritos e acompanhados com referidos paineis, as familias do mundo, em dialogo, partilharam as experiencias gerais da celula da sociedade nos continentes, os fracassos e as esperancas. Aprenderam a olhar em cada familia a imagem do icone da Familia do Filho de Deus, a Familia de Nazare, Jesus, Maria e Jose.

Hoje, Sabado, pelas 13 horas locais e 12 h de Angola, o Santo Padre, o Papa Bento XVI chegou a Espanha e logo foi a Capela de Santo Caliz para rezar. A seguir rezou o Angelo na Praca da Vigem. O Papa foi ainda visitar o lugar onde na segunda/feira da semana passada um acidente de metro fez partir para a casa do pai 42 valencianos que nos dias do Congresso Mundial das Familias ensombraram a festa. Encomendou suas almas ao Pai da Vida que nao tem fim. Depois de uma visita protocolar a corte real, Bento 16 se dirigiu para a Praca central onde amanha Ele vai presidir a Eucaristia. As diversas familias, delegadas por diversos paises saudaram o
Santo Padre ao longo da Avenida que da para a Praca. E a Televisao de Espanha, em longos momentos apresentou a delegacao de Angola, 8 dezenas de pessoas, em traje tipico africano a cantar ao Deus da vida que no Sucessor de Sao Pedro confirma a fe dos seus irmaos em geral e das familias em particular.

Neste momento, ao redor do Santo Padre, as familias estao a partilhar a vida atraves dos testemunhos dos diversos paises sobre o pulsar da vida familiar e do compromisso cristao dos progenitores.

Amanha, com a celebracao da Eucaristia Presidida pelo Papa, prevista para as 9.30 A.M., onde concelebrarao mais de uma centena de Bispos, entre cardeais, e perto de um milhar de sacerdotes, terminarao as Jornadas mundiais da familia.

A delegacao de Angola partira para Lisboa na manha de Segunda-Feira e quarta-feira visitara o Santuario de Nossa Senhora de Fatima e rezara uma Eucaristia na Capelinha das Aparicoes que sera presidida por Dom Gabriel Mbilingi que chefia a comitiva. A partida para Angola esta marcada para o proximo fim de semana.

De Valencia
Pe. Pedro Tchombela
Secretariado de Pastoral da CEAST

OBS
continuamos a pedir desculpas pelas gralhas, deficiencias do teclado.

Sem comentários: