sexta-feira, dezembro 01, 2006

Bento XVI nomeia Bispos para Uíje e São Tomé (01.12.2006)

O Papa Bento XVI nomeou hoje Bispo Coadjutor da Diocese do Uíje o Padre Emílio Sumbelelo do clero da Diocese de Benguela. O Santo Padre também nomeou para Bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe o Padre Manuel Mendes dos Santos, Superior Provincial dos Missionários Claretianos.

O padre Emílio Sumbelelo nasceu aos 5 de Março de 1964 no Cubal, Província e Diocese de Benguela. Fez o curso Propedêutico no Seminário do Bom Pastor de Benguela e os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário de Cristo Rei no Huambo. Foi ordenado sacerdote em Benguela, no dia 4 de Agosto de 1991. De entre outras funções, foi Vigário Judicial de Benguela, Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da Catumbela, Pároco da Santa Cruz, Membro do Colégio dos Consultores, Presidente da Comissão para a Evangelização e Catequese, Director da Escola dos Evangelistas em Benguela, Presidente da Comissão de Justiça e Paz, Assistente da Associação dos Juristas Católicos da Diocese de Benguela, Professor do Seminário Maior de Teologia na cadeira de Direito Canónico em Benguela. Depois da licenciatura em Direito Canónico obtida em Roma em meados da década de noventa, este ano de 2006 obteve em Roma o Doutoramento em Direito Canónico com a tese “a relevância jurídica das testemunhas comuns na forma de celebração do matrimónio até ao Decreto Tametsi”. Dom Emílio Sumbelelo substituírá oportunamente Dom Francisco da Mata Mourisca que pediu resignação por limite de idade canónica.

O Padre Manuel António Mendes dos Santos nomeado Bispo de São Tomé e Príncipe nasceu aos 20 de Março de 1960 no Distrito de Castro Daire, Diocese de Lamego em Portugal. Ingressou no seminário menor em Lamego e depois passou para o seminário Claretiano dos Carvalhos em Vila Nova de Gaia. Fez o noviciado em Loja-Granada, Espanha. Emitiu a primeira profissão aos 26 de Setembro de 1980 em Fátima e a profissão perpétua aos 16 de Setembro de 1983. Foi ordenado sacerdote aos 13 de Junho de 1985. Fez a primeira experiência missionária em São Tomé entre 1994 e 1995 de onde partiu para a Especialização em Teologia Pastoral em Roma até 1997. Exerce a função de Superior Provincial dos Missionários Claretianos cargo para o qual foi eleito a 19 de Abril de 2001. Dom Manuel António Mendes substituíra Dom Abílio Ribas que tendo completado 75 anos de idade, recentemente pediu ao Santo Padre a sua resignação.

Acerca das datas das ordenações dos Bispos nomeados e de outras cerimónias, a CEAST se pronunciará oportunamente através desta página.

Pelo Secretariado da CEAST

P. Pedro Gabriel Tchombela
Coordenador do Secretariado e
Director do Departamento de Pastoral

Sem comentários: