segunda-feira, dezembro 11, 2006

Bento XVI nomeou hoje Dom Gabriel Mbilingi Bispo Coadjutor da Arquidiocese do Lubango (11.12.2006)

O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Gabriel Mbilingi Bispo Coadjutor da Arquidiocese do Lubango. A notícia foi tornada pública hoje em Luanda pela Rádio Ecclesia no Jornal das 12 horas, hora de Angola.
O Bispo ora nomeado é actualmente Bispo do Lwena e vai permanecer no governo pastoral daquela Diocese como Administrador Apostólico até à nomeação do seu sucessor.
Dom Gabriel Mbilingi nasceu aos 17 de Janeiro de 1958 na localidade de Bândua, no Andulo, Diocese de Kwito-Bié. Frequentou e concluiu os estudos secundários no Seminário Menor dos Espiritanos e os estudos de Filosofia e de Teologia no Seminário Maior de Cristo Rei no Huambo. Foi ordenado presbítero no dia 26 de Fevereiro de 1984. Entre outros, desempenhou os cargos de Reitor do Seminário Maior do Espírito Santo no Huambo e de pároco do São João do Lobito (Diocese de Benguela). De 1995 a 1998 foi Superior Provincial da Congregação do Espírito Santo em Angola. Seguidamente foi chamado para Roma onde exerceu na Congregação dos Espiritanos a função de Conselheiro do Superior Geral. Foi nomeado Bispo Coadjutor do Lwena aos 15 de Outubro de 1999 por Sua Santidade o Papa João Paulo II e foi sagrado Bispo em Roma pelo mesmo Sumo Pontífice aos 6 de Janeiro de 2000, passando a ser Bispo Residencial do Lwena no dia 7 de Janeiro de 2001 em sucessão de Dom José Próspero d’Ascensão Puaty, de feliz memória. O Bispo nomeado é desde 2003 Vice-Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, cargo para o qual foi reeleito em Outubro passado para mais um triénio. Na CEAST desempenha ainda a função de Presidente das Comissões Episcopais (Nacionais) da Pastoral Familiar e do Apostolado dos Leigos. É licenciado em Teologia Moral e em Filosofia.

O Bispo Coadjutor é aquele que tem direito à sucessão do Bispo Diocesano para cuja Sede foi nomeado. Neste caso concreto, Dom Mbilingi sucederá a Dom Zacarias Kamwenho no Arcebispado do Lubango, depois de um determinado tempo a fixar-se entre ambos e com a anuência da Santa Sé.


Secretariado de Pastoral da CEAST
P. Tchombela - Director

Sem comentários: