terça-feira, outubro 23, 2007

TERMINO DA II ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA CEAST

I.INTRODUÇÃO
de 10 a 17 de Outubro do ano em curso, na sede da CEAST, em Luanda, a segunda Plenária Ordinária da CEAST, presidida pelo Senhor Arcebispo de Luanda e Presidente da CEAST, Dom Damião Franklim, tendo como tema central SANTIDADE E LITURGIA.
Após ter saudado, de modo especial, o sr. Núncio Apostólico em Angola e S. Tomé e Príncipe, Dom Angelo Becciu, e os Senhores Arcebispos e Bispos presentes, o Presidente da Conferência agradeceu as visitas a Angola de dois Cardeias da Cúria Romana, em concreto , o Sr. cardeal Zenon Grocholewsky, Prefeitos da Congregação para a Educação Católica e o Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação para evangelização dos Povos, visitas que testemunham e fortalecem a comunhão e a unidade do Santo Povo de Deus.
No plano eclesial recordou-se alguns acontecimentos marcantes e que revelam a vitalidade da Igreja: a realização, pela primeira vez, da Plenária da IMBISA, sob lema "Boa Governação Dentro e Fora da Igreja para o Desenvolvimento"; a criação das Dioceses de Viana e Caxito; as ordenações e profissões religiosas em várias Diocese; a peregrinação dos Bispos de Àfrica à Terra Santa e a preparação dos Sínodos sobre a Palavra de Deus e sobre a Igreja em África.
E no plano social, o Presidente da Conferência , congratulou-se com o dinamísmo de crescimento que se assiste em todo País, embora a especulação a volta dos terrenos e renda seja preocupante.O aumento da população estudantíl em Angola mereceu também uma ovação, constituindo-se num grande desafio para o qual a Igreja deve dar uma resposta importante.
Sobre a agenda de trabalhos, para além do tema central, acima referido, outros assuntos pontuais mereceram atenção da Plenária, nomeadamente:
.Estatutos da PROMAICA
. Congresso Eucarístico Internacional (Canadá)
.Opus Securitatis e Previdência Social
.Oficialização do Curso Propedêutico dos Semináristas
.Avaliação sobre a auto-sustentabilidade das nossas Igreja locais
.Integração da Filosofia com a Teologia
. Relatórios das Dioceses e das Comissões Episcopais
II-DELIBERAÇÕES
1. A Plenária aprovou a Mensagem sobre a Santidade e Liturgia.
2. Aprovou os Estatutos da PROMAICA.
3. Designou D.Joaquim, Bispo de Viana e D. Filomeno Vieira Dias, Bispo de Cabinda, como Delegados da CEAST ao Sínodo Ordinário sobre "APalavra de Deus", em 2008 e ao Sínodo Especial sobre " A Igreja em África", em 2009, respectivamente.
4. Aprovou a Nota Pastoral dorigida ao Clero, Religiosos e Religiosos sobre a Santidade.
5. Marcou a realização da Semana de Liturgia para os dias 25-27 de Janeiro de 2008
III CONCLUSÕES
1. Sobre o Congresso Eucarístico, a ter lugar no próximo ano no Cánada, subordinado ao tema "A Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo", a Plenária recomendou a dinamização de todos os ´fiéis na vivencia dos propósitos do Congresso.
2. Tomou conhecimento dos passos concretos que estão ser dadospara a efectivação da Opus Securitatis e da Predidência Social do Clero.
3. Congratulou-se com o sucesso da realização da Plenária da IMBISA, pelos resultados obtidos e pelo envolvimento dos leigos e do povo angolano através dos seus órgãos de Soberanias.
4. Incentivar o clero, religiosos e leigos à utilização eficiente dos recursos, insistindo na transparência no uso dos bens, na prestação rigorosa de contas e nos serviços administrativos eficientes.
5. Tomou conhecimento do andamento do processo da possível abertura da faculdade de Teologia e da já existente Escola de Formadores dinamizada pelos religiosos.
6 Inteirou-se do processo sobre a unificação dos estudos filosóficos e teológicos e sobre a oficialização do curso propedêutico nos Seminários.
7. Ouviu o relatório de funcionamento da Universidade Católica de Angola.
8.Dos Relatórios das Dioceses, a Plenária constatou a existência duma certa paz social e dum dinamismo na recuperação de infra-estruturas, melhorando, paulatinamente, as condições de vida das populações.
9. Pela celebração do quinquasésimo aniversário sacerdotal, a Plenária felicitou os Senhores D.Luís Maria, Bispo de Malanje, e D. Eugénio Salessu, Bispo emérito de Malanje.
10. Exortou a um maior empenho na luta contra o HIV-SIDA a partir das orientações da Igreja e na formação dos Enfermeiros e Médicos Católicos nos valores éticos vinculados pela hierarquia eclesial.
11. Refletiu sobre a necessidade de apoio religiosos nos portos e aeroportos de Angola.
12. À margem dos trabalhos da plenária, os Bispos participaram no domingo, dia 14, na solene celebração eucarística na Catedral da recém criada Diocese de Caxito, que D.António Francisco jaca tomou posse da respectiva Diocese.


OS BISPOS CATÓLICOS DE ANGOLA E S. TOMÉ
Luanda, 17 de Outubro de 2007

Sem comentários: