domingo, outubro 14, 2007

TOMADA DE POSSE DE D.ANTÓNIO JACA, PRIMEIRO BISPO DA DIOCESE DE CAXITO

Os Bispos de Angola e S. Tomé, reunidos em Luanda desde o dia 14 do corrente mês, deslocaram-se à Diocese de Caxito para testemunharem a tomada de posse de D. António Jaca, Pastor desta Nova Diocese. O Santo Padre Bento XVI erigiu a Diocese de Caxito-Angola- com território desmembrado da Arquidiocese de Luanda, sendo sufragánea da mesma Sede Metropolitana. Nomeou como primeiro Bispo de Caxito o Revm.Pe. António Francisco Jaca, SVD, Superior dos Missionários do Verbo Divino de Angola. Uma Cerimónia marcada pela presença de muitos Fiés e convidados; depois de lidas as Cartas Apostólicas, por S.Ex.cia Revma D. Angelo Becciu, Núncio Apostólico em Angola, os presentes aclamaram em comum e apladiram por esta graça.
Vale informar, que a nova Diosece de Caxito ( em latim Caxitonensis) confina a Norte com a Diocese de M´banza Kongo e Úige, a Leste com a Diocese de Ndalatando e Viana a a Oeste com a Arquidiocese de Luanda. Formam parte da nova Diocese os seguintes Munincípios: Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo, Pungo Aluquém e Cacuaco. A Igreja Paroquial de S.Ana é a Igreja Catedral da Diocese de Caxito.
Superfície: 25,133Km2
Habitantes: 500.000
Católicos:214.000
Paróquias:7
Postos Missionários:113
Institutos masculinos: Sociedade do Verbo Divino (SVD), Missionários de Guadalupe (MG), Missionários de Espírito Santo (MSp.S) e Sociedade das Missões para Àfrica (SMA)
Congregações Femeninas: Catequistas Franciscanas (CF), Servas Reparadoras Franciscanas (SRF), Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus (MRSCJ), Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS), Missionárias de Cristo Mediador (MCM), Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus Cristo Rei (MCEJCR), Irmãs Trapístas, Irmãs Beneditinas de Tutzi, Irmãs do Bom Pastor (IBP), Irmãs de Santa Catarina (ISC), Irmãs Consoladoras, Filhas de Maria Auxiliadora ( Salesianas)
Seminarístas Maiores:4
Seminarístas Menores:3
Escolas Católicas:2

Sem comentários: