quinta-feira, novembro 17, 2005

Jornadas da CEAST e fim dos trabalhos da II Assembleia

Dentro da sua IIª Assembleia Ordinária, Domingo passado, dia 13, a CEAST, numa delegação de uma centena e meia de delegados e convidados, se deslocou a Mbanza-Kongo, sede Episcopal de Dom Serafim Shingo ya Hombo para a Celebração do Centenário da Sé Catedral e Acto Central Eclesial dos 30 Anos da Independência de Angola.
Presidiu à Eucaristia o Núncio Apostólico, Dom Angelo G. Becciu e foi orador o Arcebispo do Lubango, Dom Zacarias Kamwenho, que no agradecimento do dom da fé acolhido por aquela parcela do território em primeira mão, no século XV, falou também do grande empenho da reconstrução de Angola nesta era de Paz. E próximos das eleições, chamou a todos à responsabilidade e à luta pela democracia e respeito pelas liberdades.

Na Segunda-Feira a CEAST retomou os trabalhos da 2ª Assembleia que terminaram ontem, 4ª feira. E hoje se realizou uma conferência de imprensa para a publicação das conclusões do Encontro. Além de outros trabalhos e decisões de carácter interno da CEAST, os prelados lançaram uma mensagem pastoral à nação intilulada "O desafio das próximas eleições em Angola" que noutro título (a seguir) apresentamos na íntegra.

Ainda na Conferência de Imprensa de hoje, foi comunicada a criação do Gabinete de Imprensa da CEAST. Foi nomeado seu presidente o Pe. Dr. José Imbamba que será ajudado directamente pelos Padres Jaka, SVD e o Pe. Maurício Kamutu, Espiritano.

A Rádio Eclesia noticiou hoje que a Rádio Vaticana a partir de hoje retransmitiria em Ondas curtas os programas da Rádio Ecclesia. Apontou uma das horas, 6.30 da manhã e 19, tempo de Angola. O recurso à Rádio Vaticana justifica-se pela dificuldade da difusão da voz da Ecclesia por todo o país, por impedimento do Governo de Angola. Esta notícia tornaremos a aprofundá-la nas próximas informações bem como o fornecimento dos canais de sintonização.

Paralelamente à conferência de Imprensa, hoje começaram as jornadas de trabalho de reflexão sobre a Cultura na perspectiva da Feitiçaria. O Encontro foi promovido pela CEAST e está a ser realizado pela ComissãoEpiscopal de Liturgia e Cultura com o apoio do Governo Central e de Luanda. Está-se a refletir sobre "os desafios da feitiçaria na promoção humana e na evangelização de Angola". O Encontro não pretende esgotar a questão, porque o tema se por um lado é obscuro, por outro é pontiagudo. Os participantes e expositores dos temas querem sim oferecer à sociedade uma visão da questão; aos académicos uma comichão intelectual; aos juristas e legisladores um material; e aos pastores um confronto directo da questão com o Evangelho. Decerto, semanas sobre a questão se seguirão.
É que em Angola, o fenómeno está a chegar a tais dimensões que inclusive as crianças de tenra idade são acusadas de feitiçaria e quantas vezes não são mortas e ou abandonadas pelos próprios pais. E, pior, elas confirmam serem feiticeiras, porque assim se lhes incutiu na consciência!!! E quantos pais não não mortos a paulada pelos próprios filhos, porque suspeitos de feiticeiros?! Hoje falaram Pe. Dr. André Lukamba, da Arquidiocese do Huambo, sobre "Fé e Cultura" e o Pe. Pedro Lufune, de Benguela, sobre "os desafios da inculturação, na base da Incarnação e da Redenção". Os temas foram seguidos de debates. E ainda à tarde se abriu um ondjango onde alguns peritos puderam oferecer à plateia os seus conhecimentos sobre o fenómeno da feitiçaria. A Rádio Eclesia transmitiu em Ditecto o evento.
O Estudo prossegue amanhã todo o dia para terminar no Sábado às 12 horas, momento em que os Bispos da CEAST partirão para Ndalatando empossar Dom Almeida Kanda, sagrado no Uíje dia 23 de Outubro.

Redactou:
Padre Pedro Gabriel Tchombela
ptchombela@hotmail.com
Director do Secretariado de Nacional Pastoral
e Coordenador do Secretariado da CEAST

Sem comentários: