terça-feira, novembro 22, 2005

Tomada de Posse de Dom Almeida Kanda, 20.11.2005

Dom Almeida Kanda (que foi Vigário Geral do Uíje), nomeado Bispo de Ndalatando por Bento XVI aos 23/07/2005 e Sagrado no Uíje aos 23/10/2005 tomou posse no Domingo passado, anteontem, 20/11/2005 na Diocese de Ndalatando. As Cerimónias de Tomada de posse e da Eucaristia passaram-se campalmente defronte da Igreja Catedral na Cidade de Ndalatando. Diga-se que na Véspera tinham chegado em Ndalatando os Bispos de Uíje, de Mbanza Kongo, de Menongue, de Lwena e de Malanje, Dom Francisco da Mata Mourisca, Dom Serafim Shingo ya Hombo, Dom Mário Lukunde, Dom Gabriel Mbilingi e Dom Luís Maria, respectivamente, que acompanharam Dom Almeida Kanda. Na Cerimónia esteve também presente o Bispo Cessante, Dom Pedro Luís Scarpa, os Sacerdotes da Diocese de Ndalatando e muitos outros vindos de Luanda, de Uíje, de Malanje, de Huambo, Religiosos e religiosas, os leigos da Diocese, etc.
Na sua homilia, Dom Almeida Kanda apresentou o seu programa episcopo-pastoral como sua linha de acção na condução da grei de Ndalatando em 3 pontos:
Primeiro: Tudo para todos;
Segundo:Construir a Igreja
Terceiro: Viver comprometido com a radicalidade evangélica.

Tudo para todos: Como intenção do seu sim a Deus e ao povo, Dom Kanda, dirigindo-se ao povo, lembrou-lhe a passagem veterotestamentária: "Escolhei hoje a quem quiserdes servir" - Sei que o povo de Deus de Ndalatando comigo à frente - continuou - escolherá servir ao Senhor. O Bispo se comprometeu a vir a ter especial atenção pelos pobres, pequeninos e abandonados pelos homens. E pediu a todos a corresponsabilidade.

Construir a Igreja: Citando 1Cor 3, 9, o Bispo disse que a Igreja era um edifício em construção. Cristo que a fundou, deixou-a inacabada e à construção dos homens. E isso exige - disse - a que todos (clérigos e leigos) tomem a consciência de ser Igreja e construtores do Reino.

Viver comprometido com a radicalidade evangélica: Jesus não fundou o Cristianismo como uma religião de museu, num conservadorismo inerte, mas uma religião de revolução e libertação dos homens em cada momento histórico.

As Cerimónias que começaram pelas 9 horas tiveram a duração de 3 horas.

Redactou
Pe. Pedro Gabriel Tchombela
Pastoral da CEAST

Sem comentários: