terça-feira, março 06, 2007

A Assembleia da CEAST termina amanhã, 7 de Março de 2007

Os Bispos Católicos de Angola, reunidos desde 28 de Fevereiro na sua Primeira Assembleia Ordinária de 2007, terminam amanhã, quarta-feira com os trabalhos.
Hoje tiveram uma conferência de imprensa que segue na íntegra:


COMUNICADO

INTRODUÇÃO

De 28 de Fevereiro a 07 de Março do ano em curso, na sede da CEAST, em Luanda, decorreu a primeira Assembleia Anual Ordinária da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, presidida pelo Senhor Arcebispo de Luanda e Presidente da CEAST, Dom Damião António Franklin.

Depois de saudar, de modo especial, Sua Eminência Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, o Senhor Núncio Apostólico, Dom Angelo Becciu, o novo Bispo coadjutor da Diocese do Uíge, Dom Emílio Sumbelelo e todos os presentes, o Presidente da Conferência referiu-se, entre outras coisas, à situação dramática em que vivem ainda muitas famílias afectadas pelas fortes chuvas que se abateram sobre várias localidades do País.

Sobre a agenda de trabalhos, dois temas dominaram a presente Assembleia: a mensagem pastoral relativa ao “Biénio sobre a Santificação do povo de Deus” e a realização, em Luanda, da Plenária da IMBISA, a decorrer de 20 a 26 de Julho do ano em curso, que se debruçará sobre o tema “ A Boa governação dentro e fora da Igreja na Região Austral de África”.

Para além dos temas centrais, acima referidos, outros assuntos mereceram a atenção da Plenária, nomeadamente:
- Sínodo dos Bispos para a África - 2008
- Congresso Nacional da Educação
- Congresso Eucarístico Internacional
- Congressos Diocesanos “Pro Pace
- Ensino de religião e moral nas Escolas Católicas
- Elaboração e aprovação do Catecismo Nacional
- Segurança Social do Clero: “Opus Securitatis
- Revisão do ciclo de estudos filosófico‑teológicos nos Seminários
- Questão eleitoral e assuntos afins

II. DELIBERAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. Sobre o Congresso Eucarístico Internacional, a decorrer em Canadá de 15 a 22 de Junho de 2008, a plenária designou Sua Excia Rvma Dom Benedito Roberto, Bispo do Sumbe, como Presidente da Delegação da CEAST ao referido Congresso.
2. Aprovou a realização do Congresso das Escolas Católicas, em Luanda, de 30 de Abril a 3 de Maio do ano em curso, subordinado ao lema “Escolas e Famílias juntos para Educar”.
3. Confirmou o Revdo Pe. Feliciano Palanga, da Diocese de Benguela, como novo Presidente Nacional da UAC (União Apostólica do Clero).
4. Recomendou a realização, ainda este ano, da Semana Nacional de Liturgia e Cultura.
5. Tomou conhecimento dos passos que estão a ser dados na resolução do problema da segurança social do clero.
6. Tomou conhecimento das recomendações saídas da Plenária do SECAM.
7. A plenária constatou, com agrado, os resultados positivos de alguns Congressos Diocesanos PRO PACE. Dada a sua grande utilidade na promoção da paz e da reconciliação nacional, recomendou que se trabalhe no sentido de que as suas actividades atinjam os pontos mais recônditos.
8. Sobre as próximas eleições gerais em Angola, constatando-se haver ainda actos de intolerância política em várias localidades do país, a Plenária da CEAST recomenda a todos os actores sociais, aos membros dos diferentes partidos políticos, especialmente ao Governo, que trabalhem na criação de um clima de confiança e respeito mútuos, contribuindo assim para que as eleições decorram num clima de paz e harmonia social. Dada a importância desta matéria, a Conferência decidiu escrever uma nota pastoral sobre a questão. Por outro lado, recomenda e encoraja a participação de todos os cidadãos no registo eleitoral.
9. Dos relatórios das Dioceses, a Plenária constatou o relançamento lento do País no campo da economia, do comércio e do desenvolvimento em geral, persistindo ainda uma grande falta de emprego, elevado custo de vida e aumento dos casos do HIV/SIDA, mormente nas zonas fronteiriças.
10. A Plenária, face ao aumento da delinquência juvenil e da corrupção nas escolas, recomenda que se encontrem mecanismos para pôr cobro a tais fenómenos.
11. A Plenária aprovou as conclusões e recomendações do Conselho Geral da CARITAS de Angola, que esteve reunido nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2007, em Luanda, e recomenda a implementação do plano trienal 2006-2009, em todas as Dioceses de Angola.
12. A CEAST apela a todas as estruturas da CARITAS e movimentos afins no sentido de continuarem o esforço de solidariedade para com as vítimas das chuvas nos vários pontos do País.
13. A Conferência recebeu no dia 6 de Março a Visita de Sua Eminência Dom Zenon Cardeal Grocholewsky, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, que se deslocou a Luanda para a inauguração do Edifício Sede da UCAN.
14. Finalmente, a Conferência congratulou-se com a Sagração Episcopal de Sua Excelência Reverendíssima Dom Manuel Santos, Bispo de São Tomé e Príncipe, a quem auspicia fecundo Apostolado.
15. À margem dos trabalhos da presente Plenária, os Bispos participaram no Domingo, dia 4 de Março, na solene celebração eucarística no estádio da cidadela alusiva ao Mês da Mulher; devendo também marcar presença na inauguração do edifício central da Universidade Católica de Angola, no Palanca, a ter lugar nesta quarta-feira, dia 7 de Março.

Luanda, aos 6 de Março de 2007.

Sem comentários: