segunda-feira, março 12, 2007

O Bispo coadjutor do Uíje foi apresentado ontem, 11.03.2007, na Diocese

Dom Emílio Sumbelelo, nomeado Bispo Coadjutor de Uíje pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, a 1 de Dezembro de 2006, e Sagrado Bispo em Benguela (sua Diocese natal e de incardinação como presbítero), aos 25 de Fevereiro passado, foi apresentado ontem na Diocese do Uíje. No começo da Celebração Eucarística, o Bispo Coadjutor foi emocionalmente ovacionado pela assembleia dos fiéis do Uíje, por uns 5 minutos. Pôde ler-se a emoção, a alegria e fé no rosto do povo uijense.
Presidiu à Eucaristia o Bispo local, Dom Francisco da Mata Mourisca, que foi concelebrado por Dom Ângelo Becciu (Núncio Apostólico em Angola e São Tomé), Dom Óscar Braga, Bispo de Benguela, Dom Gabriel Mbilingi, Bispo Coadjutor do Lubango e Administrador Apostólico do Lwena e ainda Vice-Presidente da CEAST, Dom Mário Lukunde, Bispo de Menongue, Dom Joaquim Ferreira Lopes, Bispo do Dundo, Dom Serafim Shingo ya Hombo, Bispo de Mbanza Kongo, Dom Almeida Kanda, Bispo de Ndalatando, Dom Pedro Luís Scarpa, Bispo Emérito de Ndalatando, e uma centena de sacerdotes vindos de diversas Dioceses de Angola.
Uma delegação de mais de 3 centenas de pessoas, constituída de Religiosas e Religiosos, Deputados à Assembleia Nacional, Magistrados, Membros do Governo Central, delegação saída de Luanda e de outras províncias vizinhas, enriqueceu a festa e brindou com sua presença o Bispo que sucederá a Dom Francisco da Mata Mourisca no pastoreio e governo da Diocese do Uíje. Nessa Delegação, pudemos destacar ainda Sacerdotes, Religiosos e Leigos vindos da Diocese de Benguela, Igreja Particular donde é oriundo Dom Sumbelelo.
O Bispo Coadjutor agradeceu a Deus a graça de ter merecido sua escolha para o Episcopado e missão no Uíje. Agradeceu aos fiéis do Uíje, e não só, a celebração de recepção, a alegria e confiança. E, dirigindo-se particularmente aos fiéis do Uíje, disse: “Imitando a Cristo, vim amar-vos e servir-vos”, frase das suas armas episcopais, imitar a Cristo amando e servindo. Finalmente, confiou seu ministério a Maria, modelo de serviço, para que guie sua missão que, por enquanto, será exercida ao lado do irmão “mais velho” Dom Francisco da Mata Mourisca, Bispo de Uíje desde 1967.

Editou
Pe. Pedro Gabriel Tchombela
Director do Secretariado Nacional de Pastoral
CEAST

No artigo seguinte segue o texto integral da Homilia de Dom Francisco da Mata Mourisca, Bispo do Uíje, na Eucaristia de recepção de Dom Emílio Sumbelelo:

Sem comentários: