segunda-feira, março 26, 2007

Conclusões da IIª Assembleia Nacional da PROMAICA

Com a Eucaristia presidida ontem pelo representante do Papa em Angola, Dom Ângelo Becciu, terminou a Segunda Assembleia Nacional da PROMAICA. Segue o texto das conclusões:

Realizou-se de 22 a 25 de Março de 2007, na Caritas Nacional de Angola, em Luanda, a IIª Assembleia Nacional da PROMAICA, presidida por Sua Excia Revma Dom José de Quirós Alves, Arcebispo do Huambo e Presidente da Caritas, ladeado por Sua Excia Revma Dom Zacarias Kamwenho, Arcebispo do Lubango, da Sra. Helena Júlia Fernandes, Secretária da Mesa da Assembleia e da Sra Rosália Nawakemba Saiákua, Presidente Nacional.

Participaram 26 Delegados vindos de 13 Dioceses e de uma Vigararia, com excepção de Cabinda, Menongue e Dundo. Também estiveram presentes 10 convidados vindos de Portugal, Lubango, Benguela, Malanje, Huambo e Luanda.
Durante os três dias de trabalhos foram analisados e debatidos vários temas, tendo-se chegado às seguintes conclusões:

1. Promover a nível de todas as Dioceses (Paróquias e Missões) a alfabetização conscientizadora, tendo em conta os principais problemas sentidos pelas mulheres nessas zonas, incluindo os que já foram levantados nessa assembleia, tais como:
a) Violência Doméstica (discriminação)
b) Aspectos negativos da tradição
c) Pobreza
d) Desemprego
e) Prostituição
f) Alcoolismo

2. Comprometer-se com todos os meios ao seu alcance e em parceria com todas as outras organizações, na prevenção do VIH/SIDA e também no repeito e cuidado daqueles que já estão infectados.

3. Dado o momento político que se vive na perspectiva das eleições nos próximos anos, a PROMAICA procurará os meios (formação e informação) para a intervenção activa de todas as mulheres no processo eleitoral.

4. Dadas as condições de solo e clima do nosso País, e tendo em conta que a maioria da população vive no meio rural, procurar desenvolver projectos de agricultura sustentável até chegar às pequenas indústrias transformadoras.

5. Melhorar a estrutura organizacional já existente na PROMAICA:
a) Liderança
b) Meios e técnica de comunicação interna e externa
c) Boletim informativo semestral
d) Elaboração de projectos
e) Recursos humanos e gestão financeira

Luanda, aos 25 de Março de 2007

OS PARTICIPANTES


Assinou o texto das Conclusões
O Presidente da Mesa da Assembleia

Dom José de Queirós Alves
Arcebispo do Huambo e
Presidente da Caritas Nacional

Sem comentários: