domingo, março 18, 2007

Dom Manuel Santos, novo Bispo de São Tomé, tomou posse hoje (18.03.2007)

Além de Dom Abílio Ribas, Pastor da Diocese até 1 de Dezembro de 2006, e de outras entidades e fiéis da Diocese, esteve presente também o Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Dom Angelo Becciu.

Padre Fernando Paulo da Costa, do Clero Diocesano de Benguela e Missionário em São Tomé e Príncipe (no cargo de Reitor do Seminário Médio de São Tomé, além de outras ocupações pastorais na Diocese) oferece ao Blog do Secretariado de Pastoral da CEAST a seguinte reportagem:


"Dom Manuel António Mendes dos Santos tomou posse neste IV Domingo da Quaresma, 18 de Março de 2007, como Bispo da Diocese de São Tomé, na Missa campal que teve lugar frente à Igreja da Sé Catedral e que contou com a presença do até então Bispo titular, Dom Abílio Ribas, do Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Ângelo Becciu, de sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos, autoridades civis, Corpo Diplomático acreditado no país e outras delegações de Portugal e de Angola.
Na sua homilia, o novo Bispo de São Tomé destacou o serviço do seu predecessor durante os 22 anos que esteve à frente da Diocese, pedindo a Deus a recompensa pela sua obra, à qual se propõe continuar, contando, para isso, com a colaboração de todos, em especial dos sacerdotes, membros dos Institutos Religiosos, movimentos eclesiais, catequistas...
"Quanto ao projecto que traz para a Diocese, Dom Manuel António destacou 'ouvir as pessoas, tentar conhecer a situação social e religiosa da Diocese, perceber os desafios que se apresentam à Igreja no momento actual e as respostas mais convenientes a dar'. Nesta base, adiantou alguns campos de acção que considerou prioritários na sua missão: anúncio e celebração da fé (formação de líderes evangelizadores, de comunidades de base, estudo e divulgação da Bíblia, catequese nas suas várias formas e etapas...), a pastoral vocacional, pois São Tomé já não é apenas 'terra de missão, mas também Igreja missionária'. O novo Bispo quer ainda dar atenção especial à juventude, à família e à criança, pretendendo ser um 'pastor dedicado, humilde e zeloso', colocando como modelo diante de si Santo António Maria Claret, fundador da Família Religiosa à qual pertence e que também foi escolhido para Bispo de uma Ilha (Cuba) à semelhança de São Tomé e Príncipe.
"A celebração foi vivida com muita fé e entusiasmo, sinal de alegria e comunhão de todos os participantes com o seu novo Pastor".

Edição de
Pe. Fernando Paulo da Costa
a partir da Diocese de São Tomé

Sem comentários: